Livro Vozes que Clamam do Deserto:
INTERFACE ENTRE TRANSTORNOS EMOCIONAIS E ESPIRITUALIDADE EM MISSIONÁRIOS TRANSCULTURAIS
Exatamente como são, com demandas, desafios, emoções, história, pontos fortes e fracos, não sendo super-homens — sendo homens —, não sendo supermulheres — sendo mulheres — e obedecendo a um chamado irreprimível, eles deixam familiares, amigos, igreja local, cultura e se entregam a uma tarefa divina, enfrentando grandes tensões como adaptação à nova cultura, o contato com a pobreza e violência, a pressão por resultados e estressores fortíssimos em países distantes, muitas vezes inimagináveis, colocando-os em situação de vulnerabilidade para problemas de saúde, principalmente mental.
Não raras vezes, depois de anos de sonhos, preparo, levantamento de sustento, investimento de tempo e expectativas, missionários de diferentes igrejas e agências veem seus sonhos se estilhaçarem ao longo do caminho e, como vozes que clamam do deserto da alma, em profunda angústia e exaustão, retornam do campo abatidos e com necessidade de acolhimento e restauração.
Por isso, pensando justamente nesse grupo valoroso e pouco estudado que, como psicólogo, pesquisador e agente do Cuidado Integral de missionários e pastores que sou, em minha prática clínica, observei a ocorrência de sintomas de transtornos psiquiátricos e alto nível de estresse e burnout e propus-me a investigá-los como parte de minha tese de doutorado com concentração em Psiquiatria, apresentada à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo com o título A prevalência de sintomas de transtornos psiquiátricos em missionários evangélicos/protestantes transculturais brasileiros, propus-me a investigá-los.
Livro Abuso Sexual Infantil (Versão Digital):
Prevenção, Identificação e Intervenção.
A cada 7 minutos uma criança/adolescente sofre algum tipo de abuso (físico, psicológico, sexual ou negligência), a cada 11 minutos uma criança/adolescente é abusada sexualmente no Brasil, o que nos coloca como o segundo país com maior índice de abusos no mundo.
Aqui está uma ferramenta que irá ajudar na identificação do abusador, dos sinais e sintomas manifestos após o abuso ser cometido e nas formas de prevenção do abuso, dando dicas de como ensinar a criança e se esquivar e a dizer não ao abuso.
Ao mesmo tempo que o autor escancara a cruel realidade dos diferentes tipos de abusos e as principais modalidades de maus tratos perpetrados as crianças e adolescentes, ele fundamenta a compreensão do fenômeno da violência doméstica.
Somado a isso, ele traz luz na identificação do abusador, por meio da descrição e conceituação dos perpetradores, pedófilos e estupradores; além da configuração do ciclo de excitação do pedófilo, das técnicas e das estratégias de enganação utilizadas por eles.
Igualmente importante, o autor procura identificar características da criança/adolescente que possam favorecer a aproximação do abusador, assim como, os sinais e sintomas manifestos pela criança após ser perpetrado o abuso e as ressonâncias emocionais, interpessoais, comportamentais, cognitivas e físicas decorrentes do abuso sexual.
O autor, ainda, propõe uma reflexão sobre algumas formas de prevenção, auxiliando-nos a analisar as situações que envolvem as inter-relações e classificá-las como de alto e de baixo risco, bem como os riscos que a Internet propicia.
Finalmente, é traçado o perfil do conselheiro e do agente de proteção e de suas possíveis atuações na prevenção e identificação do abuso e da promoção do bem-estar social, bem como, proporcionar um “lugar afetivo”, seguro e acolhedor onde o abusado possa ser ouvido, visto e aceito incondicionalmente, para que o processo de cura dos traumas decorrentes de abusos aconteça.